Mineiros chilenos criam sociedade anônima para explorar experiência

19 de dezembro de 2010 13h30

SANTIAGO, 19 dez 2010 (AFP) -Os 33 mineiros resgatados no Chile depois de um período de 69 dias a 700 metros de profundidade concordaram em criar uma sociedade anônima para proteger, licenciar e explorar os direitos autorais e de imagem em filmes, livros e outros produtos gerados a partir de sua história, informa a imprensa local.

“Com esta etapa, nós, os mineiros, estabelecemos uma organização legal e conseguimos uma assessoria de primeiro nível, que nos permitirá colocar nossos direitos no mercado mundial, com o objetivo da realização de filmes, livros e demais produtos”, afirmam os trabalhadores em um comunicado publicado pelo jornal La Tercera.

Os 33 mineiros, cujo resgate foi transmitido e acompanhado por milhões de pessoas de todo o mundo, contrataram um escritório de advocacia chileno e designaram Omar Reygadas, Raúl Bustos e Juan Illanes como representantes nas negociações de comercialização.

Depois que todos os mineiros assinarem o documento que oficializa o acordo, os 33 serão sócios em partes iguais da sociedade anônima, que ainda não tem nome, e que receberá 80% do faturamento gerado pelos direitos.

Paralelamente, uma sociedade com a participação de investidores representará os mineiros nas negociações e receberá 20% do faturamento.

Segundo a declaração dos 33 mineiros do Atacama, o acordo “permite formalizar o pacto de silêncio que permanece inalterado desde o resgate”. Além disso, contempla a possibilidade de que cada mineiro possa comercializar seus direitos individuais em conferências, entrevistas ou qualquer outro produto.

“O primeiro objetivo disto é dizer: os mineiros estão organizados. O segundo, comunicar que estes direitos têm donos. O terceiro, explicar que ninguém foi autorizado a usá-los”, disse o advogado que representa os trabalhadores, Jaime Carey.

rto/fp

MATÉRIA RETIRADA DE : http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4851789-EI294,00-Mineiros+chilenos+criam+sociedade+anonima+para+explorar+experiencia.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s